Política na Universidade

A política não está ausente do espaço universitário. Na UFRJ, existe um sindicato que representa funcionários e outro que representa professores junto a instâncias administrativas ou judiciais. Através da ação política, os profissionais podem buscar melhorias nas condições de trabalho e de ensino e garantir que suas necessidades e propostas sejam atendidas.

Os alunos também possuem formas de representação política. Em cada unidade há um Centro Acadêmico que deve mobilizar política e culturalmente os estudantes — organizando debates, atividades extraclasse, saraus, festas etc. O Centro Acadêmico também deve ser responsável por concretizar demandas dos alunos: organização da biblioteca da unidade, limpeza e conservação do patrimônio e do espaço, professores em sala de aula etc.

Fora isso, temas da atualidade e debate político também estão presentes na UFRJ. Para representar todos os alunos da Universidade, existe um Diretório Central dos Estudantes que deve cuidar e fiscalizar para que se tenha, de fato, uma educação pública e gratuita de qualidade.

Por Allan Alves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: