Televisão e Cinema

A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em 8 de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie. Naquela noite, numa sala alugada do Jornal do Comércio, na Rua do Ouvidor, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, com interrupções entre eles e retratando apenas cenas pitorescas do cotidiano de cidades da Europa. Só a elite carioca participou deste fato histórico para o Brasil, pois os ingressos não eram baratos. Um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o “Salão de Novidades Paris”, de Paschoal Segreto .

Hoje, o Rio de Janeiro tem um forte papel cultural na produção cinematográfica e na televisão. Alguns filmes lançados na primeira década do novo século, com uma temática atual e novas estratégias de lançamento, como Cidade de Deus (2002) de Fernando MeirellesCarandiru (2003) de Hector Babenco e Tropa de Elite (2007) de José Padilha, alcançam grande público no Brasil e perspectivas de carreira internacional.

A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriandque fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

Confira aqui o guia de cinemas da cidade.

 A Record Rio, apesar de sua sede ser em São Paulo, possui  um complexo de estúdios de criação de teledramaturgia no Rio de Janeiro, nomeado RecNov (Record Novelas), com cerca de 500 mil m², localizado no bairro de Vargem Grande.

Rede Globo no Rio de Janeiro se divide entre os quatro estúdios destinados ao jornalismo no Jardim Botânico (um deles é a redação e o estúdio do Jornal Nacional) e os dez estúdios da Central Globo de Produção no Projac (Projeto Jacarepaguá, situado no Curicica, no bairro de Jacarepaguá).

Veja aqui os endereços das emissoras e a programação da TV.

 

Por Carolina Almeida, Catarina Lopes e Simone Magna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: