História de Ilha do Fundão (Cidade Universitária)

A Ilha do Fundão é uma ilha artificial, ou seja, criada por homens, formada a partir da aplicação de aterro sobre um conjunto de pequenas ilhas que já existiam. Ela corresponde ao campus mais importante da UFRJ e comporta o bairro Cidade Universitária, que foi construído para ser a sede da UFRJ.

Criada a Universidade do Rio de Janeiro, como era chamada na sua fundação em 1920, em 1937, no período do governo do presidente Getúlio Vargas que se chamou Estado Novo, propôs-se pela Lei nº 452 uma reforma na estrutura da Universidade, agora chamada de Universidade do Brasil. Dentre as propostas desse programa de reforma estava a construção de uma Cidade Universitária que pretendia reunir todos os cursos da Universidade. As obras de construção da Cidade Universitária foram iniciadas em 1949 e só foi inaugurada, de fato, em 1972.

Os prédios da Cidade Universitária foram construídos por grandes arquitetos modernistas brasileiros e alguns dos projetos ganharam prêmios de arquitetura.

Dentre as unidades acadêmicas da Cidade Universitária hoje estão a Reitoria, a Faculdade de Letras, o Centro de Tecnologia, o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, o Centro de Ciências da Saúde, a Escola de Educação Física e Desportos, o Alojamento da Universidade e o  Parque Tecnológico, além do Hospital Universitário. Há também a Vila Residencial, uma base do Exército Brasileiro e algumas instituições que fizeram parcerias com a Universidade para construírem centros de pesquisa e laboratórios.

Fontes:

http://www.ufrj.br/pr/conteudo_pr.php?sigla=HISTORIA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Rio_de_Janeiro

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_Universitária_(bairro_do_Rio_de_Janeiro)

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_do_Fundão

Por Isabela Feliciano

Deixe um comentário